sábado, 22 de setembro de 2012

FLANELÓGRAFO "O PATINHO FEIO"

O Serviço Educativo proporcionou às famílias presentes, esta manhã, na Biblioteca Municipal mais uma atividade dedicada à este público tão especial. As crianças divertiram-se imenso ao colaborar na construção da história tradicional "O patinho feio". Seguiu-se uma oficina de trabalho criativo onde se elaboraram lindos móbiles de patinhos em cartolina.

terça-feira, 11 de setembro de 2012

A BIBLIOTECA VAI AO LAR

O Lar da Santa Casa e a Casa de Repouso da Santa Casa da Misericórdia receberam o Serviço Educativo da Biblioteca Municipal para mais uma sessão de A Biblioteca vai ao Lar, inserida no Projeto Educativo Municipal. Pudemos partilhar a leitura de contos tradicionais e de adivinhas. Os utentes destas instituições quiseram, ainda, partilhar connosco lengalengas e cantigas de tradição oral, características da época das colheitas e desfolhadas recordando a sua juventude, proporcionando bons momentos de descontracção e diversão.
Cirandeiros de ontem à noite 
prometeram e não vieram
ao passar o ribeirinho 
alguma coisa tiveram.
(D. Cecília)

Menina, casa comigo 
não tenhas medo da fome 
o meu pai tem uma quinta 
que mantêm a quem não come.
Menina, casa comigo 
não tenhas medo de casar 
ainda tenho carne velha 
e um porco para matar. 
(D: Clementina) 

 Rapariga: Oh! de trás do olival 
bem te podes ir embora 
que o meu pai não vai para a cama 
e eu não posso ir lá fora. 
Se quiseres falar comigo 
amanhã a mesma hora. 
Rapaz: Amanhã já não quero,
se queria, era agora. 
(D. Madalena)

Menina do Nic Nic*
empresta-me o teu Nic Nic
para nicar o meu
depois do meu nicar
vai nicar o teu.
(D. Maria)
(*Nic Nic era uma mistura de farinha e fermento que depois de fermentado era repartido pelas vizinhas para confecionar pão)

sábado, 8 de setembro de 2012

QUERES OUVIR UMA HISTÓRIA?

O programa famílias realizado pelo Serviço Educativo da Biblioteca Municipal foi animado e divertido com a leitura do conto de Luísa Ducla Soares "Uns óculos para a Rita" que abordou o problema da falta de visão que aflige muitas crianças. Seguiu-se uma oficina em que as crianças construíram uns óculos tridimensionais.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

A BIBLIOTECA VAI AO LAR

O serviço educativo da Biblioteca Municipal visitou o Centro de Dia Acais para mais uma sessão do programa “A Biblioteca vai ao Lar” no âmbito do Projeto Educativo Municipal. Assim, pudemos conversar um pouco com estes utentes e partilhar adivinhas e anedotas. Este é sempre um dia diferente e interactivo para este público sempre simpático e divertido.