quinta-feira, 28 de junho de 2012

UNIVERSIDADE SÉNIOR VISITA CENTRO DE LEITURA ESPECIAL

A Universidade Sénior visitou o Centro de Leitura Especial que a Biblioteca Municipal disponibiliza à comunidade sanjoanense. Este centro, direcionado especialmente à pessoas cegas e amblíopedes tem mobilizado várias instituições da cidade para uma visita aos vários serviços que oferece a este público.

QUERES OUVIR UMA HISTÓRIA?

O Serviço Educativo seleccionou o conto: “O gato das botas” - uma versão dedicada ao mundo dos sapatos para uma turma do ATL- Companhia da Fantasia que esteve na Biblioteca aproveitando o período de férias. Realizaram ainda, a oficina "Do cone sai o rato". Foi uma sessão divertida e animada da qual as crianças apreciaram bastante.

sábado, 16 de junho de 2012

FLANELÓGRAFO "O PATINHO FEIO"

A atividade realizada pelo serviço educativo dedicada às famílias contou com a participação alegre e divertida das famílias presentes na sessão do Flanelógrafo. Seguiu-se uma oficina de trabalho criativo onde se elaboraram lindos móbiles de patinhos em cartolina.

sábado, 2 de junho de 2012

QUERES OUVIR UMA HISTÓRIA?

O programa famílias realizado hoje, pelo Serviço Educativo, contemplou a leitura do conto "Eu só só eu" de Ana Saldanha com ilustrações de Yara Kono que nos contou a história de um menino que tem tudo Só para si e, embora aparentemente isso seja fantástico, deixa-o de facto muito Só… Até ao dia em que algo de diferente acontece! As crianças gostaram muito do conto e ainda se divertiram brincando na sala do Serviço Educativo.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

JOÃO DA SILVA CORREIA - a construção da cidade pelas mãos dos beneméritos


No âmbito do Projeto Educativo Municipal e em cooperação com as outras instituições culturais da cidade, pretende-se disponibilizar e difundir informação sobre personalidades que marcaram, ao longo dos tempos, a história de S. João da Madeira, tais como João da Silva Correia e muitos outros.

São objectivos deste projeto gerar benefícios de diversa ordem para estas faixas etárias, criar conteúdos de carácter educativo, cultural e lúdico, promover o prazer da busca do conhecimento e da informação relacionada com a cidade dando, assim, resposta a solicitações frequentes por parte da comunidade escolar e promover a  leitura fora do âmbito escolar.

Sobre a "História local": eu sou a história da minha cidade: património, memória, identidade e cidadania, coube à Biblioteca o desenvolvimento do tema "A construção de uma cidade pela mão dos beneméritos - João da Silva Correia".

Assim, decorreu na Sala Infantil uma sessão de apresentação em power-point da vida e obra de João da Silva Correia a várias turmas da Escola do 1º Ciclo Estrela Guia.

Curiosos, puderam admirar ao vivo as primeiras edições das sua obra e tentaram identificar através de imagens antigas da cidade, locais, personagens e gentes retratadas na sua obra.


Curiosos, puderam admirar ao vivo as primeiras edições das sua obra e tentaram identificar através de imagens antigas da cidade, locais, personagens e gentes retratadas na sua obra.
















DIA MUNDIAL DA CRIANÇA NA BIBLIOTECA

Hoje, durante todo o dia, na Sala Infantil da Biblioteca Municipal através do seu Serviço Educativo, comemorou o Dia Mundial da Criança com sessões de leitura do livro de poemas “Os direitos da criança” de Matilde Rosa Araújo.
 "A criança, toda a criança, seja de que raça for, seja negra, branca, vermelha, amarela, seja rapariga ou rapaz. (...) Ela tem direitos..." .
A partir destas palavras foram criadas oficinas de trabalho criativo para a elaboração de um poema coletivo sobre os direitos da criança.
Marcaram presença durante a manhã várias turmas do 1º Ciclo, da Escola Estrela Guia, que de forma entusiasmada fizeram leituras partilhadas da obra.